Sabemos que a infância é o tempo das curiosidades, e nada melhor para saciar esta curiosidade do que experimentando. O projeto possibilita a experimentação, a interação e o desenvolvimento das crianças atendendo suas necessidades e interesses.
De acordo com Barbosa e Horn (2008),"um projeto é uma abertura para possibilidades amplas de encaminhamento e de resolução, envolvendo uma vasta gama de variáveis, de percursos imprevisíveis, imaginativos, criativos, ativos e inteligentes, acompanhados de uma grande flexibilidade de organização. Os projetos permitem criar, sob forma de autoria singular ou de grupo, um modo próprio para abordar ou construir uma questão e respondê-la. A proposta de trabalho com projetos possibilita momentos de autonomia e de dependência do grupo; momentos de cooperação do grupo sob uma autoridade mais experiente e também de liberdade; momentos de individualidade e de sociabilidade; momentos de interesse e de esforço; momentos de jogo e de trabalho como fatores que expressam a complexidade do fato educativo."
Referência Bibliográfica:
BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza - Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário