quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planejamento Diário 11/09/2013



                                 PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE

  
1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Caroliny Ribeiro dos Santos
Keila Gonçalves
Rosimeire Lopes Paranhos

     2-   PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni


     3-  INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CEMEI Maria Caetano

     4-  IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II

     5-  DATA: 11/09/2013

     6-  PROJETO: O Tempo das Descobertas e da Imaginação

     7- JUSTIFICATIVA:
Buscamos nas múltiplas linguagens tais como linguagem oral e escrita, artes visuais, música, movimento, matemática, natureza e sociedade, realizar coletivamente uma proposta que contribua para o desenvolvimento da interação das crianças entre si e com os adultos (professoras do agrupamento e estagiárias). A perspectiva é mexer com o imaginário e com a criatividade buscando fazer com que as crianças sejam protagonistas das atividades propostas.

 8-    OBJETIVOS:                        
·         Desenvolver a oralidade, a imaginação e a criatividade por meio do diálogo;
·         Permitir que as crianças expressem suas curiosidades, seus medos, suas ansiedades por meios das histórias clássicas;
·         Exercitar a capacidade de ouvir e projetar aquilo que se ouve;
·         Despertar o interesse em ouvir e recontar histórias;
·         Estimular a interação entre as crianças.

     9-   ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º MOMENTO: Roda de conversa e retomada do encontro anterior (trazer a roda a mala colocar na mala as tintas, os pinceis, os patinhos de EVA, o livro e a discussão do que ela traz hoje de novidade!)
2º MOMENTO: Depois de explorar a imaginação das crianças faremos a dramatização da música “Os 5 patinhos” utilizando patinhos feitos de EVA.
3° MOMENTO: Mostraremos um pato de verdade às crianças e contaremos a história do “ Patinho Feio”.
4º MOMENTO: Após contar a história colocaremos variadas cores de tintas guaches para que as crianças escolham a cor que mais se identificam, pediremos então para pintar suas mãozinhas com a finalidade de criar um patinho.
4º MOMENTO: Com as crianças iremos construir com os desenhos uma colcha de retalhos.
 Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as         experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.


        10-RECURSOS
·         Tinta Guache;
·         TNT;
·         EVA;
·         Palitos de picolé;
·         Cola;
·         Tesoura;
·         Música “Os 5 Patinhos”.
·         Livro Infantil “ Patinho Feio”.
·         Ninho (cestinha com serragem);
·         Um pato (animal).

11-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO:
O lugar utilizado será o dormitório, no qual iremos colocar as crianças em roda, logo após organizaremos grupos para desenvolver a pintura dos patinhos.

12-AVALIAÇÃO:
 Iremos avaliar se os objetivos foram alcançados, se houve a interação com o grupo, se o planejamento atendeu expectativas projetadas, se despertou o interesse das crianças e se a imaginação delas foi aguçada.

13-REAVALIANDO O DIA
   O dia superou nossas expectativas, as crianças responderam muito bem aos momentos propostos, ficaram bastante curiosas e felizes em relação ao pato de verdade que levamos para que conhecessem, as duas crianças que haviam ficado acanhadas no dia anterior se soltaram e interagiram conosco.

14-FONTES DE CONSULTAS:
ANGELO, Adilson de. O espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.

CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org). Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.

KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura... In: GRAIDY, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação Infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

Livro de literatura infantil “O Patinho Feio”

Nenhum comentário:

Postar um comentário