PLANEJAMENTO
DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Caroliny Ribeiro dos Santos
Keila
Gonçalves
Rosimeire
Lopes Paranhos
2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni
3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CEMEI Maria Caetano
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II
5- DATA:
11/09/2013
6- PROJETO: O Tempo das Descobertas e da Imaginação
7- JUSTIFICATIVA:
Buscamos nas múltiplas linguagens tais como linguagem oral e
escrita, artes visuais, música, movimento, matemática, natureza e sociedade,
realizar coletivamente uma proposta que contribua para o desenvolvimento da
interação das crianças entre si e com os adultos (professoras do agrupamento e
estagiárias). A perspectiva é mexer com o imaginário e com a criatividade
buscando fazer com que as crianças sejam protagonistas das atividades propostas.
·
Desenvolver a oralidade, a
imaginação e a criatividade por meio do diálogo;
·
Permitir que as crianças
expressem suas curiosidades, seus medos, suas ansiedades por meios das
histórias clássicas;
·
Exercitar a capacidade de ouvir e
projetar aquilo que se ouve;
·
Despertar o interesse em ouvir e
recontar histórias;
·
Estimular a interação entre as
crianças.
9- ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º MOMENTO: Roda de conversa e retomada do encontro anterior (trazer a roda a
mala colocar na mala as tintas, os pinceis, os patinhos de EVA, o livro e a
discussão do que ela traz hoje de novidade!)
2º MOMENTO: Depois de explorar a imaginação das crianças faremos a
dramatização da música “Os 5 patinhos” utilizando patinhos feitos de EVA.
3° MOMENTO: Mostraremos um pato de verdade às crianças e contaremos a
história do “ Patinho Feio”.
4º MOMENTO: Após contar a história colocaremos variadas cores de tintas
guaches para que as crianças escolham a cor que mais se identificam, pediremos
então para pintar suas mãozinhas com a finalidade de criar um patinho.
4º MOMENTO: Com as crianças iremos construir com os desenhos uma colcha de
retalhos.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências
vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.
10-RECURSOS
·
Tinta Guache;
·
TNT;
·
EVA;
·
Palitos de picolé;
·
Cola;
·
Tesoura;
·
Música “Os 5 Patinhos”.
·
Livro Infantil “ Patinho Feio”.
·
Ninho (cestinha com serragem);
·
Um pato (animal).
11-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO:
O lugar utilizado
será o dormitório, no qual iremos colocar as crianças em roda, logo após
organizaremos grupos para desenvolver a pintura dos patinhos.
12-AVALIAÇÃO:
Iremos avaliar se os
objetivos foram alcançados, se houve a interação com o grupo, se o planejamento
atendeu expectativas projetadas, se despertou o interesse das crianças e se a
imaginação delas foi aguçada.
13-REAVALIANDO
O DIA
O
dia superou nossas expectativas, as crianças responderam muito bem aos momentos
propostos, ficaram bastante curiosas e felizes em relação ao pato de verdade
que levamos para que conhecessem, as duas crianças que haviam ficado acanhadas
no dia anterior se soltaram e interagiram conosco.
ANGELO, Adilson de. O
espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como
dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em
diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CUNHA, Susana Rangel
Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação
infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org). Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no
cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KAERCHER, Gládis
Elise P. da Silva. E por falar em literatura... In: GRAIDY, Maria, KAERCHER,
Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação
Infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
Livro de literatura
infantil “O Patinho Feio”
Nenhum comentário:
Postar um comentário