PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Caroliny
Ribeiro Santos
Keila
Gonçalves
Rosimeire
Lopes Paranhos
2-
PROFESSORA
ORIENTADORA: Lindalva Pessoni
3-
INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4-
IDENTIFICAÇÃO
DA TURMA: Maternal II
5-
DATA: 25/
09/2013
7- JUSTIFICATIVA:
Atendendo
ao pedido feito pelas crianças na roda de conversa da semana anterior, no qual
elas pediram para brincar, elaboramos diversas
situações significativas, baseadas nos autores estudados durante as
aulas de estágio. Pretendemos assim explorar emoções,
incentivar a convivência social, fazer com que possam partilhar regras, sem
dispensar a alegria e diversão, pois entendemos que a brincadeira não se reduz a um mero recurso didático
e sim uma experimentação muito importante para criança apreender o mundo.
8- OBJETIVOS
Estimular a conexão entre o prazer, o brincar e o aprender;
Promover interação entre as crianças por meio das brincadeiras;
Estimular a expressão das emoções: curiosidade, medo, alegria;
Exercitar a capacidade de ouvir e projetar aquilo que se ouve;
Desenvolver o hábito de pensar criativamente;
Desenvolver a linguagem oral;
Ampliar o repertório de brincadeiras.
9- ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Promover um momento de
conversa e integração com as crianças por meio de um café da manhã;
2º Momento: Dialogar com as crianças
sobre as principais brincadeiras que elas conhecem e quais elas brincam na
creche e em casa.
3º
Momento: Organizar diferentes brincadeiras: cabra-cega, batata quente,
seguir sombras. Para
a entrega das lembrancinhas iremos fazer a brincadeira está quente, está frio
para que elas procurem as lembrancinhas.
10-RECURSOS
Pão sovado pequeno,
Mussarela e presunto,
Sucos,
Músicas diversas,
Bola,
11- ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
Será realizado no pátio, para que as crianças tenham mais
espaço para as brincadeiras.
12-AVALIAÇÃO
Avaliaremos as dificuldades e
facilidades para realizar as brincadeiras, se atendeu as suas expectativas, se
houve interação entre elas e para conosco. Se conseguimos alcançar os objetivos
traçados e baseados nos textos lidos.
ANGELO, Adilson de. O
espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como
dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em
diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
KISHIMOTO, Tizuko
Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org)
Jogo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
DORNELLES, Leni
Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Maria,
KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação
infantil – pra que te quero?
Porto Alegre: Artmed, 2001.
BORBA, Angela Meyer.
A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (org). Educação Infantil – cotidiano e políticas.
Campinas, SP: Autores e Associados, 2009.
ABRAMOWICZ, Anete,
WAJSKOP. Atividades para crianças de zero a seis anos. In: ABRAMOWICZ, Anete,
WAJSKOP. Creches – Atividades para
crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995.
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