quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planejamento Diário 25/ 09/2013



PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
 
    1-    ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Caroliny Ribeiro Santos
           Keila Gonçalves
           Rosimeire Lopes Paranhos

    2-    PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni


    3-    INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano

    4-    IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II
  
    5-    DATA: 25/ 09/2013

6- PROJETO: O tempo das descobertas e da imaginação                                                                                                      

       7- JUSTIFICATIVA:
Atendendo ao pedido feito pelas crianças na roda de conversa da semana anterior, no qual elas pediram para brincar, elaboramos diversas situações significativas, baseadas nos autores estudados durante as aulas de estágio. Pretendemos assim explorar emoções, incentivar a convivência social, fazer com que possam partilhar regras, sem dispensar a alegria e diversão, pois entendemos que  a brincadeira não se reduz a um mero recurso didático e sim uma experimentação muito importante para criança apreender o mundo.

8-    OBJETIVOS
Estimular a conexão entre o prazer, o brincar e o aprender;
Promover interação entre as crianças por meio das brincadeiras;
Estimular a expressão das emoções: curiosidade, medo, alegria;
Exercitar a capacidade de ouvir e projetar aquilo que se ouve;
Desenvolver o hábito de pensar criativamente;
Desenvolver a linguagem oral;
Ampliar o repertório de brincadeiras.

9-    ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Promover um momento de conversa e integração com as crianças por meio de um café da manhã;
2º Momento: Dialogar com as crianças sobre as principais brincadeiras que elas conhecem e quais elas brincam na creche e em casa.
 3º Momento: Organizar diferentes brincadeiras: cabra-cega, batata quente, seguir sombras. Para a entrega das lembrancinhas iremos fazer a brincadeira está quente, está frio para que elas procurem as lembrancinhas.

            10-RECURSOS
Pão sovado pequeno,
Mussarela e presunto,
Sucos,
Músicas diversas,
Bola,


11-  ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
            Será realizado no pátio, para que as crianças tenham mais espaço para as brincadeiras.

12-AVALIAÇÃO
            Avaliaremos as dificuldades e facilidades para realizar as brincadeiras, se atendeu as suas expectativas, se houve interação entre elas e para conosco. Se conseguimos alcançar os objetivos traçados e baseados nos textos lidos.


14- FONTES DE CONSULTAS

ANGELO, Adilson de. O espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org) Jogo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

DORNELLES, Leni Vieira. Na escola infantil todo mundo brinca se você brinca. In: CRAIDY, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: CORSINO, Patrícia (org). Educação Infantil – cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores e Associados, 2009.

ABRAMOWICZ, Anete, WAJSKOP. Atividades para crianças de zero a seis anos. In: ABRAMOWICZ, Anete, WAJSKOP. Creches – Atividades para crianças de zero a seis anos. São Paulo: Moderna, 1995.

Nenhum comentário:

Postar um comentário