PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE
1- ACADÊMICAS
RESPONSÁVEIS: Caroliny
Ribeiro Santos
Keila Gonçalves
Rosimeire Lopes
Paranhos
2-
PROFESSORA
ORIENTADORA: Lindalva Pessoni
3- INSTITUIÇÃO
EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano
4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA: Maternal II
5-
DATA:
16/ 09/2013
7- JUSTIFICATIVA:
Buscamos nas múltiplas
linguagens tais como linguagem oral e escrita, artes visuais, música,
movimento, matemática, natureza e sociedade, realizar coletivamente uma
proposta que contribua para o desenvolvimento da interação com as crianças
entre si, das crianças com as estagiárias, desenvolver a literatura mexendo com
o imaginário buscando fazer com que as crianças sejam protagonista desta
historia. Mostrando um mundo novo para estas crianças, sempre descobrindo novas
possibilidades e brincadeiras.
6-
OBJETIVOS
Estimular
a capacidade de ouvir e refletir sobre o que escutou;
Explorar
a imaginação e a criatividade;
Prender
a atenção das crianças por meio do universo da literatura infantil;
Explorar sons musicais a partir de materiais
reciclados
Estipular um vinculo entre a brincadeira e a
literatura
7-
ASSUNTOS
– ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS
1º Momento: Iremos
contar a história: “Os três carneirinhos e o Lobo mau”, através do lúdico,tendo as crianças como protagonista
desta História.
2º Momento: Com
as mascaras dos carneirinhos e lobos nas crianças irão cantar a música:
“Carneirinho, Carneirão”.
3º Momento: As
crianças irão andar sobre uma trilha preparadas por nos tendo obstáculos tanto
para os lobos e quanto para os carneiros.
Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as experiências vivenciadas e planejar
junto com elas o próximo encontro.
9-RECURSOS
Papel crafit
Pincel
Canetão
Caixa de papelão
Tinta marrom
Flores e folhas artificiais
Serragem
EVA
Látex
Algodão
Anilina Azul
Papel rococó
Galhos de árvores
Bichos de pelúcia
Tesoura
Cola
10-ORGANIZAÇÃO
DO ESPAÇO: Será organizado no pátio, onde iremos construir uma floresta,
para que as crianças se identifiquem com o espaço da história.
11-AVALIAÇÃO
Avaliaremos se houve interação entre as crianças e para
conosco, as facilidades e dificuldades para desenvolver a proposta da música, a
curiosidade acerca da história. Se exploraram ao máximo as propostas.
ANGELO, Adilson de. O
espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como
dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em
diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.
CUNHA, Susana Rangel
Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação
infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org). Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no
cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.
KAERCHER, Gládis
Elise P. da Silva. E por falar em literatura... In: GRAIDY, Maria, KAERCHER,
Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação
Infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a
educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org) Jogo, brincadeira e a
Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário