quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Planejamento Diário 16/ 09/2013



                                                          
                                      PLANEJAMENTO DIÁRIO - CRECHE  


      1- ACADÊMICAS RESPONSÁVEIS: Caroliny Ribeiro Santos

Keila Gonçalves

Rosimeire Lopes Paranhos



      2- PROFESSORA ORIENTADORA: Lindalva Pessoni




      3- INSTITUIÇÃO EDUCATIVA: CMEI Maria Caetano



      4- IDENTIFICAÇÃO DA TURMA:  Maternal II



      5-  DATA: 16/ 09/2013

6-PROJETO: O Tempo das Descobertas e da Imaginação

7- JUSTIFICATIVA:  Buscamos nas múltiplas linguagens tais como linguagem oral e escrita, artes visuais, música, movimento, matemática, natureza e sociedade, realizar coletivamente uma proposta que contribua para o desenvolvimento da interação com as crianças entre si, das crianças com as estagiárias, desenvolver a literatura mexendo com o imaginário buscando fazer com que as crianças sejam protagonista desta historia. Mostrando um mundo novo para estas crianças, sempre descobrindo novas possibilidades e brincadeiras.



6-      OBJETIVOS



Estimular a capacidade de ouvir e refletir sobre o que escutou;

Explorar a imaginação e a criatividade;

Prender a atenção das crianças por meio do universo da literatura infantil;

Explorar sons musicais a partir de materiais reciclados

Estipular um vinculo entre a brincadeira e a literatura



7-      ASSUNTOS – ATIVIDADES – SITUAÇÕES SIGNIFICATIVAS

1º Momento: Iremos contar a história: “Os três carneirinhos e o Lobo mau”, através  do lúdico,tendo as crianças como protagonista desta História.

2º Momento: Com as mascaras dos carneirinhos e lobos nas crianças irão cantar a música: “Carneirinho, Carneirão”.

3º Momento: As crianças irão andar sobre uma trilha preparadas por nos tendo obstáculos tanto para os lobos e quanto para os carneiros.

 Fechamento do dia: Sentar novamente com as crianças, avaliar as         experiências vivenciadas e planejar junto com elas o próximo encontro.





9-RECURSOS

Papel crafit

Pincel

Canetão

Caixa de papelão

Tinta marrom

Flores e folhas artificiais

Serragem

EVA

Látex

Algodão

Anilina Azul

Papel rococó

Galhos de árvores

Bichos de pelúcia

Tesoura

Cola



10-ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO: Será organizado no pátio, onde iremos construir uma floresta, para que as crianças se identifiquem com o espaço da história.



11-AVALIAÇÃO

            Avaliaremos se houve interação entre as crianças e para conosco, as facilidades e dificuldades para desenvolver a proposta da música, a curiosidade acerca da história. Se exploraram ao máximo as propostas.





13-FONTES DE CONSULTAS


ANGELO, Adilson de. O espaço – tempo da fala na educação infantil: a roda de conversa como dispositivo pedagógico. In: KRAMER, Sonia, ROCHA, Eloisa A.C Educação infantil – enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.



CUNHA, Susana Rangel Vieira da. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, Susana Rangel Vieira da (org). Cor, som e movimento – A expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.



KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura... In: GRAIDY, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (orgs). Educação Infantil – pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.



KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org) Jogo, brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário